Bonecos gigantes do cantor Michael Jackson, do presidente americano Barack Obama e do líder sul africano Nelson Mandela dançaram frevo nesta segunda-feira (15) nas ladeiras da cidade pernambucana de Olinda. A Apoteose dos Bonecos Gigantes contou ainda com a presença de representantes em tamanho extra grande de Carmem Miranda, Chacrinha, Luciano Huck, Lampião, Che Guevara, entre outros, e arrastou centenas de foliões pelas ruas da cidade.

Michael Jackson foi o que mais chamou a atenção dos foliões que o paravam a todo momento pedindo uma foto como se tivessem encontrado com o próprio cantor, morto em junho do ano passado. “Sou fã de Michael Jackson, deixa eu tirar uma foto com ele”, pediu a turista paraibana Cláudia Lima, de 30 anos, ao carregador do boneco. Ela disse ter se surpreendido em encontrar o cantor nas ladeiras da cidade e gostou da homenagem. “Tem tudo a ver Michael Jackson aqui, ele é do mundo”, afirmou.
Quem gostou do assédio ao boneco foi o carregador dele, Josemia Soares, de 28 anos. “Está todo mundo pedindo foto, falando comigo”, contou ele, que disse estar se sentindo muito bem 'carregando o cantor', mesmo tendo de suportar uma estrutura com cerca de 20 kg num calor de mais de 30 graus e ainda dançar pelas ladeiras.
De acordo com o produtor da apoteose, Leandro Castro, foram escolhidos para participar da apoteose personagens históricos e outros famosos tanto do Brasil como do mundo. Segundo ele, o boneco de Michael Jackson começou a ser feito antes mesmo da morte do ator e ficou pronto no mesmo mês que ele faleceu.
A apoteose contou com o desfile de 30 bonecos. Inicialmente, estavam programados 50 gigantes no desfile, mas após oito eventos no carnaval, alguns bonecos sofreram danos e não tiveram condições de participar da folia nesta segunda em Olinda. O Pelé, por exemplo, teve a mão quebrada e ficou sem um dedo.
Já os representantes gigantes do presidente Lula e da cantora Ivete Sangalo não ficaram prontos a tempo e perderam a festa. Mas, segundo o produtor, em 2011 eles também desfilarão pelas ladeiras do sítio histórico da cidade.
Os bonecos são moldados em argila e depois a estrutura (a cabeça e a armação do corpo) é feita de fibra de vidro. Os braços são produzidos com flocos de isopor e revestidos com tecido. As mãos são de isopor e papel empastelado, pois como os bonecos se mexem muito durante o desfile, têm que ser de um material que não machuque os foliões. Depois de feita em fibra de vidro, a cabeça é pintada e ganha cabelo. Na última fase, o boneco recebe as roupas e os acessórios. A altura deles quando estão nos ombros dos carregadores varia de 3,80 m a 4 m.
Fonte: G1
0 comentários:
Postar um comentário